A inadimplência é um dos maiores problemas das empresas atualmente, saiba como evitá-lo.

Como diminuir as taxas de inadimplência dos seus clientes?

8 de fevereiro de 2019

A inadimplência está presente em diversos setores da economia e afeta muitas empresas, principalmente as de pequeno e médio porte. Para reverter essa situação, um bom relacionamento com o cliente e processos simples auxiliam. Mas como ter em sua lista de clientes os bons pagadores e diminuir os problemas com devedores? Separamos algumas dicas que conhecemos na prática e também as que estão neste artigo publicado pela Resultados Digitais.

– CONTROLE DE CLIENTES E CONSULTAS
Manter um cadastro atualizado desde o início, com informações sobre cada cliente, ajuda a entrar em contato quando necessário.
Se possível, mantenha os dados atualizados em um período de tempo determinado.
Ao vender, é importante se lembrar de realizar análise de crédito em bancos de dados como SERASA e SPC, através disso, é possível garantir mais segurança que o serviço será remunerado.

– A “RÉGUA DE COBRANÇA”
A “régua de cobrança” é uma tática para saber em quais datas entrar em contato para realizar cobrança. É preciso ter início, meio, fim e 4 pontos essenciais:
– Com quantos dias antes do vencimento a fatura será enviada ao cliente?
– Quando lembrá-lo que o vencimento está próximo?
– Qual o primeiro contato quando alguém já se tornou inadimplente?
– Até quando esse cliente pode ficar inadimplente? Defina um limite máximo.
Os meios mais práticos para entrar em contato são email, telefone, SMS e canais digitais.

– FORMAS DE PAGAMENTO
A venda com cartões de crédito sempre será a melhor opção, pois mesmo com as taxas aplicadas, o recebimento é garantido.
A emissão do boleto bancário é uma boa alternativa, por ter uma taxa pequena e ser preferência de alguns clientes, mas é importante lembrar que algumas pessoas que escolhem essa opção, tendem a ser mais inadimplentes que os de cartões. É importante pensar qual forma de pagamento mais se adapta a sua empresa, seja transferência, pagamento em dinheiro, cartão ou boleto.

– FAÇA ACORDOS!
Normalmente, a falta de pagamento acontece por dificuldades do devedor, então por que não conversar e definirem juntos a melhor forma de resolver a situação? Seja diminuindo valor ou parcelando, entre em consenso para definir o que é bom para os dois lados.

– SISTEMA ERP
Uma das ferramentas que auxiliam na gestão de empresas é o software ERP (para nós, o FullControl), com ele é possível realizar análises financeiras mais complexas, porém, sem complicações ou papelada.

– CLIENTE EM DIA: TRATAMENTO ESPECIAL
Valorize os clientes adimplentes, ofereça descontos e formas de pagamentos facilitadas para quem sabe que pode confiar. Uma boa relação empresa-cliente rende em uma parceria de muitos anos.

Ao acrescentar essas práticas no dia a dia da sua empresa, a taxa de inadimplência será reduzida, aumentando seus lucros. Conhece alguma outra dica? Compartilhe com a gente! 🙂

 

[otw_shortcode_button href=”http://www.fulltime.com.br/contato” size=”medium” icon_type=”general foundicon-checkmark” icon_position=”left” shape=”square” color_class=”otw-red” target=”_blank”]FALE COM O SETOR COMERCIAL [/otw_shortcode_button]

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy paid course
download lava firmware
Download WordPress Themes
online free course

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Artigos Relacionados