ERP: O que é e porque seu negócio precisa contar com ele!

23 de fevereiro de 2022

Possuir um sistema ERP eficiente é essencial para otimizar as rotinas operacionais da sua empresa de monitoramento e rastreamento, permitindo um maior controle interno das suas atividades.

Ao considerar inovações para o negócio, alguns gestores podem priorizar a busca por soluções que incrementem o serviço prestado ao cliente. De certa forma, essa preocupação também é fundamental. 

No entanto, ela deve vir acompanhada de investimentos na estrutura interna da empresa também. Caso contrário, o empreendimento pode deixar de dar o suporte adequado para seus contratantes, mesmo que possua uma plataforma adequada. 

Para evitar situações como essa, existem algumas alternativas interessantes, e uma delas é um sistema de gerenciamento completo e eficiente.

Entenda a verdadeira importância dessa ferramenta para uma empresa de monitoramento e rastreamento, e conheça os principais detalhes sobre o ERP antes de avaliar a possibilidade de adotá-lo no seu dia a dia.

 

O que é ERP?

ERP é a sigla em inglês para Enterprise Resource Planning. Em tradução, a expressão pode ser entendida como Planejamento dos Recursos da Empresa. Contudo, no contexto empresarial, o ERP é considerado um Sistema de Gestão Empresarial.

Seu objetivo é auxiliar nos processos internos da companhia, por meio de facilidades como a automação de operações manuais e a transformação de rotinas com o auxílio de softwares especializados. 

Além disso, o impacto de um sistema ERP pode ser perceptível em diversos departamentos da empresa, desde setores como financeiro e operacional, até mesmo em áreas como marketing e recursos humanos. Em suma, essa ferramenta pode trazer mudanças significativas para todo o negócio.

Isso porque ele opera como um programa que unifica e integra as informações dentro dos processos internos, facilitando o fluxo de trabalho entre os colaboradores. 

Dessa forma, a equipe poderá operar com acesso a um recurso moderno e automatizando, realizando suas atividades com maior presteza e praticidade.

 

Qual a importância do ERP para empresas de monitoramento e rastreamento?

Empresas de monitoramento e rastreamento devem, acima de tudo, priorizar rotinas ágeis e um fluxo contínuo de operações. Isso porque é necessário estar atento para possíveis eventos e atendimentos aos clientes, onde o tempo de reação é fundamental.

Nesse caso, o uso de um sistema ERP pode tornar esse fluxo mais produtivo, uma vez que ele integra diferentes departamentos, agilizando a troca de informações entre os funcionários.

Enquanto isso, cada equipe possui sua própria cadeia de funções, com ferramentas, tarefas e necessidades próprias. 

Nesse cenário, utilizar um sistema individual para cada setor não apenas dificulta a troca de dados e integração das operações, como também traz mais gastos para a empresa.

Por outro lado, o ERP pode atender satisfatoriamente essas necessidades, centralizando o fluxo de trabalho internamente, e permitindo alinhar as atividades de monitoramento e rastreamento.

Com maior autonomia e um ambiente interno integrado, será possível tomar decisões mais rapidamente, algo essencial para empresas do ramo de segurança eletrônica. Consequentemente, o serviço prestado ao cliente também se torna mais rápido e eficiente.

De modo geral, esse sistema permite uma visão mais abrangente da sua empresa de monitoramento, com um bom custo-benefício, além de trazer a integração necessária para otimizar os serviços que você proporciona para os seus clientes.

Ainda, negócios que atuam nesse ramo devem estar sempre atentos às inovações e tecnologias lançadas no mercado, para se manterem atualizados e oferecer as melhores soluções para seu público. E isso se aplica, também, para os sistemas usados dentro da empresa.

Assim, conhecer e investir em um ERP é fundamental para auxiliar a companhia a desenvolver melhor suas funções, utilizando as melhores tecnologias do mercado.

 

Como um ERP funciona na prática?

Atualmente, existem diversos tipos de sistema ERP, desenvolvidos de forma a atender as demandas individuais de cada empresa e segmento. 

No entanto, existem algumas características que são comuns na maioria dessas ferramentas.

Normalmente, o software é dividido em módulos, que possuem funcionalidades diferentes, para se adequar a cada setor da empresa. Dessa forma, podem existir funcionalidades geradas para:

  • finanças;
  • controle de pessoal;
  • monitoramento de operações;
  • recebimento de chamados;
  • marketing;
  • Help Desk;
  • conexão entre sistemas e serviços.

Além disso, é importante mencionar que o ERP costuma integrar todos os seus módulos, de modo que os colaboradores tenham acesso a todas as informações necessárias para operar de maneira eficiente.

Por exemplo, o setor comercial recebe os chamados e encaminha para os atendentes responsáveis pelas vendas de determinados produtos. 

Com a entrada do pedido, o departamento financeiro já conta com a possibilidade de acessar esses eventos recebidos e elaborar relatórios de estoque, provisionar receitas e contabilizar insumos necessários à produção do pedido. 

Por outro lado, o setor de logística já saberá quando deverá entregar e as melhores rotas serão calculadas pelo sistema, de acordo aos pedidos que serão entregues no mesmo dia. 

Isso tudo, pensado que cada uma dessas funções corresponde a um módulo que, integrado aos demais, oferece uma cobertura mais ampla para o controle da sua empresa de monitoramento e rastreamento.

Principais módulos de um ERP eficiente

Embora existam diversas versões de um sistema ERP, é fundamental mencionar alguns módulos que devem constar em uma plataforma eficiente.

Desse modo, o gestor poderá se atentar para o que procurar ao considerar essa ferramenta, conhecendo as funções que são mais relevantes dentro desse sistema de gestão. Confira mais detalhes:

Controle financeiro

Um ERP eficiente não pode dispensar o módulo de controle financeiro, uma vez que se trata de um dos departamentos mais importantes dentro da empresa. 

Além de ser o alicerce das operações do negócio, esse setor também influencia diretamente nas operações dos demais.

Por esse motivo, é essencial que o sistema de gestão conte com um módulo adequado de controle financeiro, e possua as principais funcionalidades esperadas dentro do seu sistema.

Gestão de contratos

Enquanto isso, um módulo de gestão de contratos também é uma composição essencial para um ERP eficiente. Isso porque essa funcionalidade permite que a empresa acesse as informações dos seus clientes com maior rapidez e praticidade.

Especificamente esse diferencial pode fazer toda a diferença dentro da sua empresa de monitoramento e rastreamento. 

Isso porque a administração de eventos e chamados precisa ser dinâmica, e, com um módulo de gestão de contratos, você poderá consultar dados dos clientes em poucos cliques, agindo com rapidez e precisão.

Gerenciamento de estoque

De modo geral, um sistema ERP eficiente também precisa apresentar um módulo de gerenciamento de estoque. 

Essa ferramenta permite que o gestor e sua equipe tenham um controle adequado de todos os equipamentos guardados, bem como substituições e saídas.

Esse gerenciamento auxilia na redução de custos com compras desnecessárias, além de oferecer mais organização para toda a empresa.

Produção de ordens de serviços

Por fim, embora não seja uma funcionalidade comum, um sistema ERP eficiente para uma empresa de monitoramento deve possuir um módulo de produção de ordens de serviço.

Esse tipo de configuração permite transformar eventos e contatos diretamente em agendamentos, com maior rapidez e agilidade. 

O chamado seguirá automaticamente para os responsáveis, pois existe a integração com os demais módulos. Assim, permite um atendimento automático mais efetivo, proporcionando ao cliente uma experiência positiva.

Benefícios do ERP para empresa de monitoramento e rastreamento

Depois de conhecer mais sobre o sistema ERP, alguns gestores podem estar em dúvida sobre investir nessa ferramenta. Nesse caso, vale a pena conhecer alguns dos benefícios que essa plataforma pode trazer para a sua empresa:

Integração entre setores

Ainda que os departamentos operem de maneira individual, com um sistema ERP existirá a integração necessária para fazer com que os setores trabalhem em conjunto, sem prejudicar suas rotinas.

O compartilhamento de dados pode ser acessado por todos os colaboradores, além da facilidade para encaminhar atividades, como transformar um evento em ordem de serviço de maneira automática, enviando os dados para os responsáveis diretamente pelo sistema.

Melhor visualização sobre a empresa

Para os gestores e administradores, um dos principais benefícios do sistema ERP é proporcionar uma melhor visualização da empresa de forma geral. 

Existem programas com módulos específicos para auxiliar nesse acompanhamento, oferecendo uma visão ampla de como a empresa está operando e quais suas principais necessidades.

Além disso, diversos ERP contam com a emissão de relatórios, por exemplo, que também tornam o gerenciamento da empresa mais prático e sólido.

Análise tomada por meio de relatórios

Enquanto isso, esses relatórios, que auxiliam no gerenciamento da empresa, também proporcionam uma base mais concreta para a tomada de decisões.

As informações compartilhadas por meio do sistema ERP são mais completas, pois consideram todos os setores. 

Além disso, também trazem apontamentos relevantes, com dados pertinentes para cada situação, de forma organizada e automatizada.

Dessa forma, os gestores poderão tomar decisões mais seguras, realizar planejamentos mais estratégicos, e atuar da melhor forma possível dentro e fora do negócio.

Informações centralizadas em um único lugar

Finalmente, a adoção de um ERP na sua companhia permite que as informações fiquem centralizadas em um único lugar. 

Para empresas de monitoramento e rastreamento, é ainda mais importante ter um acesso facilitado aos diferentes dados manipulados pelos colaboradores, e um sistema de gestão eficiente pode oferecer isso.

Além da questão da integração, os dados também podem ficar armazenados na Nuvem, o que concentra as informações de forma segura em um único servidor compartilhado.

 

O FullControl vale a pena?

Depois de conhecer as vantagens do ERP, você pode estar considerando contratar esse sistema para a sua empresa de monitoramento. Nesse caso, é importante conhecer as principais alternativas do mercado, como o FullControl.

Pioneiro no mercado, nosso sistema possui integração com todo o ecossistema FullTime, além de trazer os principais módulos para facilitar as suas rotinas.

Suas soluções são completas, e, uma vez que trabalhamos com as tecnologias mais avançadas, desenvolvemos um sistema que pode atender as necessidades da sua companhia de segurança eletrônica.

Por isso, vale a pena não apenas investir em um sistema ERP, como também conhecer o FullControl e tudo que ele pode oferecer para você.

 

Download WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
free download udemy paid course
download xiomi firmware
Free Download WordPress Themes
free online course

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Artigos Relacionados