Pesquisa de Mercado: o diferencial das empresas que conquistaram o cliente

30 de junho de 2016

Há quanto tempo você não realiza uma pesquisa de mercado para saber como anda a reputação da sua empresa perante os clientes e a concorrência? Trabalhar com pesquisas de mercado é fundamental para traçar novas estratégias de trabalho e atingir êxito nas ações e, sem ela, você pode levar sua empresa ao fracasso.

Como? Continue sua leitura:

Pesquisa de Mercado

Conhecer para poder crescer – essa, sem dúvida, é a essência da pesquisa de mercado, um mecanismo desenvolvido para que o pequeno, médio ou grande empresário saiba em qual terreno está pisando, a fim de não ser surpreendido por situações chatas no futuro.

A pesquisa de mercado é fundamental para qualquer empresa, pois ela é capaz de apontar com clareza quais são as necessidades e expectativas do consumidor, além das opiniões sobre os serviços oferecidos, e se a empresa está atendendo à essas solicitações.

E os dados que surgem dessa pesquisa dão corpo as estratégias de venda, marketing e ao plano de negócios da empresa, base para um crescimento saudável dentro do mercado.

Mas não se faz uma boa pesquisa de mercado do dia para a noite, perguntando para um ou outro cliente o que ele acha do seu serviço. Para obter informações concretas é preciso expandir o leque para a coleta de dados e, muitas vezes, cruzá-los com a pesquisa de terceiros. Veja a seguir como realizar uma pesquisa de mercado efetiva para a sua empresa:

Como fazer uma pesquisa de mercado efetiva?

Para elaborar uma pesquisa efetiva, é necessário entender primeiro qual o meio de comunicação mais acessível para que seus clientes possam responde-la. Não adianta você enviar uma pesquisa via redes sociais, se a maioria dos seus clientes só utiliza e-mail, por exemplo.

Defina qual será seu veículo de comunicação e dê início a sua pesquisa de mercado primária, que é a coleta de dados sobre os seus serviços e da concorrência.

Você pode criar um questionário rápido, perguntando sobre produtos (o que têm e o que falta, na visão do cliente), atendimento, valores, melhorias, vantagens e desvantagens da concorrência, etc. Existem diversas ferramentas gratuitas e pagas para este questionário, como o Formulários Google e Survey Monkey.

Dentro do Formulários Google você cria questionários de forma rápida e intuitiva, tanto para você quanto para seu cliente:

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Após a coleta desses dados, você pode ou não, cruzá-lo com dados de pesquisa secundária, que nada mais é do que analisar informações já tabuladas por instituições como o IBGE ou IBOPE, por exemplo.

Essas informações são interessantes pois auxiliam na identificação do seu target demográfico, que engloba padrão de comportamento, estilo de vida e necessidades semelhantes de um determinado grupo que se encaixa no seu público-alvo.

Por exemplo: zonas industriais de cidades, com grande circulação de pessoas e bens de consumo, precisam de atenção redobrada quanto à segurança e a otimização de recursos; por isso as soluções de rastreamento são necessárias naquela área.

Após o cruzamento desses dados você já terá conhecimento de respostas importantes para o seu negócio, como: quais são os serviços mais procurados; quais serviços procurados a empresa não oferece, qual comportamento da concorrência atrai meu cliente; qual serviço é considerado obsoleto pelo cliente; quais regiões há maior demanda do serviço oferecido, etc.

A partir disso, você e sua equipe já estão aptos a traçar as estratégias necessárias para trabalhar o posicionamento da sua empresa e, consequentemente, seu crescimento.

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Resumindo:

Realizar com frequência uma pesquisa de mercado ajuda a empresa a avaliar os caminhos pelos quais está trilhando o crescimento da empresa, possibilitando a mudança de estratégia caso não esteja agradando o mercado.

Para realizar uma pesquisa de mercado eficiente é preciso dar espaço para que o cliente fale o seu lado da história, além de responder as perguntas determinadas para a avaliação do negócio. A partir disso, trace os planos de negócio da empresa e evite surpresas ao perceber que, o que você oferece, está longe daquilo que o mercado procura.

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