Fulltime
  • Sobre Nós
  • Blog
  • Soluções
        Monitoramento
      • FullArm
      • FullCam
      • FullCenter
      • FullControl
      • FullManager
      • FullCond
      • F/Safe
        Rastreamento
      • FullTrack
  • Fale Conosco
    Entre em Contato Trabalhe Conosco
  • Agenda
  • FAQ
  • Área do Cliente
    Área do Cliente Suporte
Fulltime Latam

Pesquisa de Mercado: o diferencial das empresas que conquistaram o cliente

30 de junho de 2016

Há quanto tempo você não realiza uma pesquisa de mercado para saber como anda a reputação da sua empresa perante os clientes e a concorrência? Trabalhar com pesquisas de mercado é fundamental para traçar novas estratégias de trabalho e atingir êxito nas ações e, sem ela, você pode levar sua empresa ao fracasso.

Como? Continue sua leitura:

Pesquisa de Mercado

Conhecer para poder crescer – essa, sem dúvida, é a essência da pesquisa de mercado, um mecanismo desenvolvido para que o pequeno, médio ou grande empresário saiba em qual terreno está pisando, a fim de não ser surpreendido por situações chatas no futuro.

A pesquisa de mercado é fundamental para qualquer empresa, pois ela é capaz de apontar com clareza quais são as necessidades e expectativas do consumidor, além das opiniões sobre os serviços oferecidos, e se a empresa está atendendo à essas solicitações.

E os dados que surgem dessa pesquisa dão corpo as estratégias de venda, marketing e ao plano de negócios da empresa, base para um crescimento saudável dentro do mercado.

Mas não se faz uma boa pesquisa de mercado do dia para a noite, perguntando para um ou outro cliente o que ele acha do seu serviço. Para obter informações concretas é preciso expandir o leque para a coleta de dados e, muitas vezes, cruzá-los com a pesquisa de terceiros. Veja a seguir como realizar uma pesquisa de mercado efetiva para a sua empresa:

Como fazer uma pesquisa de mercado efetiva?

Para elaborar uma pesquisa efetiva, é necessário entender primeiro qual o meio de comunicação mais acessível para que seus clientes possam responde-la. Não adianta você enviar uma pesquisa via redes sociais, se a maioria dos seus clientes só utiliza e-mail, por exemplo.

Defina qual será seu veículo de comunicação e dê início a sua pesquisa de mercado primária, que é a coleta de dados sobre os seus serviços e da concorrência.

Você pode criar um questionário rápido, perguntando sobre produtos (o que têm e o que falta, na visão do cliente), atendimento, valores, melhorias, vantagens e desvantagens da concorrência, etc. Existem diversas ferramentas gratuitas e pagas para este questionário, como o Formulários Google e Survey Monkey.

Dentro do Formulários Google você cria questionários de forma rápida e intuitiva, tanto para você quanto para seu cliente:

interno-blog-

Após a coleta desses dados, você pode ou não, cruzá-lo com dados de pesquisa secundária, que nada mais é do que analisar informações já tabuladas por instituições como o IBGE ou IBOPE, por exemplo.

Essas informações são interessantes pois auxiliam na identificação do seu target demográfico, que engloba padrão de comportamento, estilo de vida e necessidades semelhantes de um determinado grupo que se encaixa no seu público-alvo.

Por exemplo: zonas industriais de cidades, com grande circulação de pessoas e bens de consumo, precisam de atenção redobrada quanto à segurança e a otimização de recursos; por isso as soluções de rastreamento são necessárias naquela área.

Após o cruzamento desses dados você já terá conhecimento de respostas importantes para o seu negócio, como: quais são os serviços mais procurados; quais serviços procurados a empresa não oferece, qual comportamento da concorrência atrai meu cliente; qual serviço é considerado obsoleto pelo cliente; quais regiões há maior demanda do serviço oferecido, etc.

A partir disso, você e sua equipe já estão aptos a traçar as estratégias necessárias para trabalhar o posicionamento da sua empresa e, consequentemente, seu crescimento.

Quer saber mais sobre como elaborar o planejamento financeiro da sua empresa? Clique aqui.

Conhece as 4 táticas fundamentais para posicionar a sua empresa no mercado? Clique aqui.

Resumindo:

Realizar com frequência uma pesquisa de mercado ajuda a empresa a avaliar os caminhos pelos quais está trilhando o crescimento da empresa, possibilitando a mudança de estratégia caso não esteja agradando o mercado.

Para realizar uma pesquisa de mercado eficiente é preciso dar espaço para que o cliente fale o seu lado da história, além de responder as perguntas determinadas para a avaliação do negócio. A partir disso, trace os planos de negócio da empresa e evite surpresas ao perceber que, o que você oferece, está longe daquilo que o mercado procura.

Deixe um comentário

Cancelar Resposta

Seja o primeiro a comentar!

  • Administre seu Negócio
  • Comunicação Eficiente
  • Eventos
  • Fidelize Clientes
  • Fullsoluções
  • Mês Mulher 2022
  • Negócios
  • Notícias
  • Venda Mais
  • Autenticação no Fullarm: Mais Segurança e Controle para seus Clientes
  • Fulltime + Smart Sampa: Inovação e Segurança
  • TecnoVoz & Fullcond: A Parceria que impulsiona seu negócio no Mercado Condominial
Artigos Relacionados
Quais os principais benefícios do FullManager?
Aplicativo para patrulheiro de monitoramento: O que é e por que ter um?
Sensor de temperatura: O que é e qual sua importância no rastreamento
ERP: O que é e porque seu negócio precisa contar com ele!
Comercial Pós Vendas
Fulltime
Soluções
  • FullArm
  • FullCam
  • FullCenter
  • FullControl
  • FullManager
  • FullTrack
  • FullCond
  • F/Safe
Institucional
  • Sobre
  • Soluções
  • Blog
  • Revendedores
  • Contato
  • Regulamentos de Campanha
  • Trabalhe conosco
Unidades
  • Latam
  • México
  • Argentina
Fale Conosco
  • +55 (14) 3407 8800
  • +55 (11) 5069 3200
  • Av. Presidente Vargas, 70 - Centro, Garça/SP -CEP: 17404-318
© 2025 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade.
Desenvolvido por Mustache
Suporte Fulltime
FAQ Fulltime
Há 15 anos, a Fulltime desenvolve softwares para o setor de segurança, envolvendo automação (IoT), rastreamento (GPS Satelital) e monitoramento (Circuitos Fechados de Televisão), além de uma gama de soluções de gestão para este setor. Orgulhosamente, somos líderes nacionais do setor.
A Fulltime é uma multinacional brasileira, com sede em Garça, interior de São Paulo e filiais na Argentina e México, além de uma unidade estratégica em Miami, Estados Unidos.
As produções Fulltime estão presentes em todos os continentes, totalizando quase 40 países. Os softwares da Fulltime são whitelabel, comercializados no formato B2B (business to business) - recebem as marcas de nossos clientes e são comercializados exclusivamente para empresas.
Ser referência em soluções tecnológicas no mercado mundial, com segurança e inovações, oferecendo mobilidade de forma integrada.
Confiando no poder comercial e de distribuição de nossos clientes, a Fulltime tem a missão de entregar soluções de alta tecnologia, com base em IoT, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas, com base em segurança, comodidade e conforto.
Empresas: basta acessa a página de contato e preencher com os dados ou chamar pelo botão do WhatsApp. Um de nossos consultores comerciais irá cordialmente atendê-lo. Se você é consumidor final, entre em contato conosco pelo (11) 5069 3200 e indicaremos revendedores em sua região.
Baixe nosso Folder