MULHERES INSPIRADORAS DA TECNOLOGIA QUE MUDARAM O MUNDO

28 de fevereiro de 2022

‘’Mulheres podem fazer tudo que os homens fazem, mas mulheres possuem maior capacidade de imaginar’’Katherine Johnson, Matemática da Nasa

Com mais de 100 colaboradoras mulheres atuantes em meio à alta tecnologia, e após o estrondoso sucesso de Estrelas Além do Tempo, filme de 2016 que retrata a história das três mulheres inspiradoras, principais cientistas da NASA nas décadas de 50 e 60 (negras, vale salientar), se torna muito fácil para uma empresa como a Fulltime apontar grandes personagens mulheres que fizeram e fazem a diferença para o mundo, dentro do âmbito da tecnologia.

Comemorado em todo o mundo no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher transforma todo o mês, que se torna um período de festividades e, absolutamente, de reflexões. Claro, todo dia é dia da mulher – e elas fazem valer -, mas há outras datas que são pouco difundidas no Brasil e valem a pena serem lembradas.

Nas segundas terças-feiras de todo mês de outubro, o mundo comemora o Ada Lovelace Day. Dia batizado com o nome daquela que é considerada a primeira programadora do mundo, a data é uma celebração das conquistas femininas em áreas que eram dominadas somente por homens, como ciência, tecnologia, engenharia e matemática. O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência é celebrado no dia 11 de fevereiro. A data é um marco para a promoção das mulheres na tecnologia, em suma às áreas das ciências, informática, engenharia e matemática.

AUMENTA O NÚMERO DE MULHERES NA TECNOLOGIA

Área tradicionalmente dominada por homens, a TI vem vencendo barreiras e, cada vez mais, soluções de tecnologia são chefiadas e operadas por mulheres. Dados apresentados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, demonstram crescimento de 60% na representatividade feminina na área de TI nos últimos cinco anos – passando de 27,9 mil mulheres para 44,5 mil. No mesmo ano da pesquisa, 2019, as mulheres representavam mais de 52% da população brasileira, o que dá claras mostras sobre o cenário que, apesar de apresentar melhorias, nos dá claras mostras sobre o setor ainda ter muito o que melhorar no sentido. Segundo o IBGE, em pesquisa também de 2019, mulheres representam 37,4% dos cargos de liderança no país. 

De acordo com a UNESCO, pelo Science Report 2021, em todo o mundo, as mulheres ainda representam apenas 28% dos graduados em engenharia; já nas graduações das áreas de ciências da computação e informática o número é mais animador: 40%. A nível mundial, dentro dos países representativos às áreas da tecnologia, o cenário não é tão diferente. Como exemplo, nos Estados Unidos, principal país das empresas de tecnologia da informação (TI), de acordo com o último Censo, as mulheres representam 25% dos cargos ocupados na área.

Em sua tese de doutorado pela Unicamp, a pesquisadora e professora Dra. Bárbara Castro, do Departamento de Sociologia, identificou que um dos motivos para a baixa identificação das mulheres com as ciências das tecnologias é a falta de personagens históricos dentro de todo esse cenário que, embora animador, ainda é dificultoso. Há mulheres inspiradoras na história da tecnologia, e a Fulltime elencou algumas para homenagear nos posts semanais deste blog, ao longo do mês de março. 

AS MULHERES INSPIRADORAS

A primeira mulher será a mesma da frase que abriu este texto: Katherine Coleman Goble Johnson, uma mulher inspiradora da tecnologia que, de forma muita justa, ganhou reconhecimento mundial após ser uma das personagens do filme Estrelas Além do Tempo. Matemática, física e cientista espacial norte-americana, ela fez contribuições fundamentais para a aeronáutica e exploração espacial, em especial em aplicações da computação na NASA

A segunda edição trará Augusta Ada Byron, a Ada Lovelace. Uma inspiradora mulher da tecnologia que revolucionou ao construir o primeiro algoritmo da história, sendo considerada a primeira programadora. Os códigos de Lovelace foram classificados alfabeticamente de A a G e, em especial a nota G, é conhecida como o primeiro programa de computador, o que lhe rendeu o título de primeira programadora da história.

O setor de segurança eletrônica, área da Fulltime, tem a honra de ter  Marie Van Brittan Brown como personalidade pioneira. Responsável pela criação do primeiro sistema de segurança doméstico, foi impulsionada pela insegurança do seu bairro, em Nova York. O sistema de câmeras na porta era capaz de identificar quem estava lá. Albert, marido de Marie, também participou da invenção. A profissão de eletricista contribuiu para o desenvolvimento e execução do projeto.

Mais uma grande mulher inspiradora da área da tecnologia está intrinsecamente ligada à Fulltime. Norte-americana do Estado da Virginia, nascida em 1930, Gladys West é mais uma desbravadora pioneira que contribuiu muito à humanidade por meio da tecnologia. Criadora do sistema GPS, em 2018, a cientista foi incluída no Hall da Fama dos Pioneiros do Espaço e Mísseis da Força Aérea dos Estados Unidos.

A ‘’mãe’’ do wi-fi também é uma inspiradora mulher da tecnologia. Hedy Lamarr foi o nome artístico da famosa atriz e cientista austríaca Hedwig Eva Marie Kiesler. Lammar foi responsável por diversas invenções e descobertas que revolucionaram a tecnologia de comunicação. Durante a Segunda Guerra Mundial, em parceria com o melhor amigo, George Anthiel,  inventaram um sistema que envia torpedos guiados por ondas de rádio.  Os exércitos nazistas não conseguiam intervir à nova tecnologia que tinha era com base em espectro alargado por salto de frequência, que deu origem ao primeiro padrão de conexão Wi-Fi, o IEEE 802.1. 

A primeira mulher negra a conquistar o PhD pelo super renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), e a segunda mulher norte-americana doutora em física, Shirley Ann Jackson é mais uma grande mulher inspiradora da área de tecnologia. Shirley realizou a pesquisa que originou grandes invenções: fax portátil, telefone de toque, painéis solares, cabos de fibra óptica e alguns dos dispositivos por trás da chamada em espera e do identificador. Shirley é detentora de diversas condecorações e uma delas foi em 2016, a reconhecida  Medalha Nacional de Ciências, entregue pelo então presidente, Barack Obama

Continue nos acompanhando. Até a próxima semana, com a inspiradora Katherine Johnson.

Download WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
udemy course download free
download xiomi firmware
Free Download WordPress Themes
udemy paid course free download

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Artigos Relacionados