A primeira mulher negra a conquistas um PHD em física nuclear

30 de março de 2022

“Se você está aqui, uma porta se abriu para você. O que acontece a gora é função do que você faz” – Shirley Ann Jackson.

 

Shirley Ann Jackson nasceu em 05 de agosto de 1946, em Washington – DC, desafiou muitas barreiras raciais e de gênero para se tornar a primeira mulher negra a conquistar um PhD em física nuclear pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (mundialmente conhecido como MIT), a ser chefe da Comissão de Regulamentação Nuclear (NRC) dos Estados Unidos, presidente do Instituto Politécnico Rensselaer (RPI), a receber a Medalha Nacional de Ciências e contribuir para grandes avanços da área de telecomunicações. Reconhecida pela Revista TIME como exemplo máximo em ciência, sua história esteve perto de ser diferente devido a preconceitos sofridos.

 

Seus pais, Beatrice e George Jackson, valorizavam muito a educação e a encorajavam a ir para a escola. Seu pai a apoiava e incentivava seus interesses pelas ciências, auxiliando em seus projetos. No ensino médio, na Roosevelt High School, Shirley teve aulas de aceleração em matemática e ciência e formou-se como oradora da turma, antes dos alunos da mesma idade, em 1964. No mesmo ano começou as aulas no MIT, sendo uma das quase 20 estudantes afro-americanas e a única estudando física teórica . Se formou em 1968, com um estudo sobre física do estado sólido. Enquanto estudava, fez trabalho voluntário no Boston City Hospital e deu aulas particulares no Roxbury YMCA.

 

Jackson foi aceita em Brown, Harvard e na Universidade de Chicago, mas decidiu ficar no MIT para desenvolver seu trabalho de doutorado com o objetivo de incentivar mais estudantes afro-americanos a frequentar a instituição. Concluiu seu Ph.D. em 1973, sendo a primeira negra a obter um doutorado no MIT. Desenvolveu seu trabalho sobre teoria das partículas elementares, e sua tese, “O Estudo de um Modelo Multiperiférico com Unitariedade Cruzada Continuada”, foi publicada no Annals of Physics em 1975.

 

Durante a década de 1970, foi estudante de pós-doutorado em partículas subatômicas e conduziu pesquisas em prestigiados laboratórios de física, nos Estados Unidos e na Europa. Em 1974, se tornou cientista-visitante no laboratório de aceleração do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear, o CERN, na Suíça. Lá, explorou teorias de partículas elementares de forte interação. Em 1976 e 1977, lecionou física no Stanford Linear Accelerator Center e tornou-se cientista visitante no Aspen Center for Physics.

 

No ano de 1976 ingressou no Departamento de Pesquisa em Física Teórica da AT&T Bell Laboratories. Em 1978, fez parte do Departamento de Pesquisa em Física de Espalhamento e Baixa Energia e, em 1988, foi para o Departamento de Pesquisa em Física Quântica e Estado Sólido. No Bell Labs, Jackson explorou teorias de ondas de densidade de carga e as reações de neutrinos, um tipo de partícula subatômica, contribuindo para o conhecimento de outras áreas, como ondas de densidade carregadas em compostos em camadas, aspectos polarônicos de elétrons na superfície de filmes de hélio líquido e propriedades ópticas e eletrônicas de super redes semicondutoras de camada deformada. Suas pesquisas em física teórica e as aplicações da física para promover os avanços nas pesquisa em telecomunicações que permitiria que outros inventassem o fax portátil, o telefone de tom, as células solares, os cabos de fibra ótica e a tecnologia por trás do identificador de chamadas e da chamada em espera.

 

Recebeu diversas bolsas de estudo, como Martin Marietta Aircraft Company Scholarship e Fellowship, Prince Hall Masons Scholarship, National Science Foundation Traineeship e Ford Foundation Advanced Study Fellowship. Entre 1980 e 1982 foi presidente da National Society of Black Physicists (Sociedade Nacional de Físicos Negros), foi eleita para a American Physical Society e, em 1985, foi nomeada para a Comissão de Ciência e Tecnologia de Nova Jersey. Na década de 1990, recebeu o Prêmio Thomas Alva Edison de Ciência por suas contribuições à física e pela promoção da ciência e, além disso, ainda foi ativa em vários comitês da Academia Nacional de Ciências.

 

De 1976 a 1991, foi nomeada professora de física na Rutgers University e em 1995, foi nomeada chefe da Comissão Reguladora Nuclear, pelo presidente Bill Clinton. Em 1999 foi presidente do Rensselaer Polytechnic Institute; Em 2001, foi eleita membro da National Academy of Engineers; Em 2003, foi presidente da Associação Americana para o Avanço da Ciência.

 

Entre os anos de 2009 a 2014, fez parte do Conselho de Consultores de Ciência e Tecnologia do Presidente e do Comitê Consultivo de Inovação e Tecnologia do Presidente. Foi do Conselho Consultivo de Segurança Internacional do Secretário de Estado dos Estados Unidos entre 2011 e 2017 e do Conselho Consultivo do Secretário de Energia dos Estados Unidos entre 2013 e 2017. Em setembro de 2014, foi nomeada pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, como co-presidente do Conselho Consultivo de Inteligência do Presidente, onde atuou até janeiro de 2017. Em 2016, foi homenageada com um dos prêmios de mais prestígio do país, a Medalha Nacional de Ciências, conferida por Barack Obama.

 

Ela compôs outros conselhos, como do Fórum Econômico Mundial dos Estados Unidos, no Conselho de Relações Exteriores e em corporações como FedEx e IBM. Com mais de cinquenta títulos de doutorado honoris causa, recebeu prêmios como o Vannevar Bush, do National Science Board e a Medalha Nacional de Ciência.
Seu trabalho, pesquisas e o conhecimento em física permitiram inúmeros avanços na área de telecomunicações como o fax portátil, telefone com toque sonoro, células solares, cabos de fibra óptica, tecnologia por trás da identificação de chamadas e da chamada em espera. Até os dias de hoje, Jackson continua com seus esforços para ajudar minorias a terem mais oportunidades nas escolas e na ciência. Nos últimos 15 anos, trabalhou de perto com uma escola independente na cidade de Nova York, chamada Harlem Academy, que oferece educação rigorosa para estudantes de baixa renda da primeira à oitava série.

Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
download udemy paid course for free
download huawei firmware
Download Nulled WordPress Themes
download udemy paid course for free

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Artigos Relacionados