Fluxo de caixa – saiba como usá-lo

2 de fevereiro de 2017

Você conhece como funciona o fluxo de caixa da sua empresa? Não ter claro o processo de entrada e saída de recursos da sua empresa pode ser perigoso, colocando em risco o crescimento do negócio.

Confira nosso guia definitivo para entender como funciona o fluxo de caixa + uma dica matadora para ajudá-lo na gestão dos recursos da sua empresa.

Fluxo de caixa – o que é?

01

Pode parecer um termo simples e de comum entendimento, mas muitos empresários ainda não têm claro como funciona o fluxo de caixa da sua própria empresa, limitando seu potencial de desenvolvimento.

O fluxo de caixa nada mais é do que a ferramenta de controle utilizada no acompanhamento financeiro da empresa, englobando entradas e saídas de valores em determinado período.

Para que esse controle seja feito, é preciso registrar toda a movimentação financeira em planilhas ou sistemas próprios, a fim de realizar a análise financeira e projeção de crescimento.

Mas como se projeta um fluxo de caixa?

Fluxo de caixa projetado

02

Quer saber como estará a saúde financeira da sua empresa no 1º trimestre de 2018? Projete.

O fluxo de caixa projetado trabalha realizando um paralelo entre o que a sua empresa tem hoje, com aquilo que ela poderá ter amanhã, baseado em dados financeiros apurados e levando sempre em conta as variações econômicas.

Em suma, ele calcula a receita e a despesa atual da sua empresa e projeta uma média de como ela estará em determinado período futuro.

O bom de trabalhar com a análise de dados financeiros é que você consegue avaliar em quais pontos a sua empresa está investindo o dinheiro.

Como fazer tudo isso?

03

Primeiramente você precisa ter o fluxo financeiro da sua empresa discriminado – por completo – em algum arquivo ou documento.

Quadro

 

 

Confira tudo sobre essa solução e como ela pode auxiliar a gestão financeira da sua empresa clicando aqui.

Faça um comparativo desses números e encontre o padrão entre eles, para avaliar quais foram os meses de alta e de queda no fluxo do caixa. Baseado nisso, trace a probabilidade financeira para o próximo período e faça uma revisão orçamentária sempre que necessário, para não deixar de cumprir com suas metas.

Recapitulando:

Fluxo de caixa é a ferramenta que permite ao gestor realizar um balanço do que a empresa tem hoje, e projetar o que ela poderá conquistar à frente, baseado na constância dos números de receita e despesa do negócio.

Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
udemy free download
download intex firmware
Download WordPress Themes Free
online free course

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Artigos Relacionados