Como melhorar o relacionamento com clientes?
Quando se fala sobre relacionamento com clientes, para se sair bem, é preciso ir muito mais além do básico. Todo proprietário deve pensar “preciso oferecer o melhor produto/serviço”, mas é preciso notar que um bom trabalho se resulta da união de um bom produto/serviço + relacionamento. Imagine que ao sair para realizar uma compra, o atendimento no local te fez desistir ou gerou uma grande frustração quanto a qualidade da relação vendedor-cliente.
Provavelmente, a má experiência causará uma lembrança ruim, e fará com que procure por outras opções. Assim funciona com todo tipo de negócio, é preciso equilíbrio para que tudo caminhe conforme o planejado, separamos algumas dicas para auxiliar na melhoria do seu relacionamento com clientes, confira:
1 – CLIENTE
Em algum momento, você é o cliente.
Por isso, é preciso ver tudo com os olhos deles, como sua empresa é vista? Quais produtos/serviços são mais “chamativos”? Qual nível de qualidade é esperado? Além de analisá-los como pessoas, suas preferências e estilo de vida, para definir que tipo de atendimento seria mais assertivo.
2 – ATENDIMENTO
Nada melhor do que ser tratado com simpatia, não é mesmo?
Uma das melhores formas de fazer com que o cliente se identifique com o seu negócio, é tratando-o como você gostaria de ser tratado, dando-lhe liberdade de escolha.
Não podemos esquecer que em alguns casos, tudo funciona como um “trabalho de formiguinha”, demorado e com algumas dificuldades, mas que rende bons frutos. Um relacionamento bem feito pode se manter durante anos, definimos isso como a fidelização.
3 – OPORTUNIDADES
Saia da mesmice!
Pense no que pode agradar a sua clientela e o que pode ser aplicado em sua empresa, por exemplo, descontos sazonais, serviço de entrega mais rápido, instalação gratuita e mais.
4 – CONHECIMENTO
Invista em conhecimento, esteja sempre por dentro das tendências da sua área. Quando o cliente vê que o empreendedor ou vendedor entendem sobre o que fazem/vendem, se sente mais confiante para realizar a compra e pedir informações com a certeza de que o dinheiro esta sendo bem investido.
5 – COMUNICAÇÃO
Seu cliente decidiu entrar em contato, mas só encontrou o telefone fixo.
É preciso ampliar os canais de comunicação, para que mais opções estejam disponíveis. Acrescente um chat online, formulário de contato no site, email, redes sociais e mais. Uma empresa deve estar onde seu público está, por isso, marque presença na internet e não esqueça de interagir, abuse da criatividade.
6 – PÓS VENDA
Além do sucesso da sua empresa, é preciso lembrar da utilização que o cliente tem com o produto/serviço após realizar a compra. Está fazendo uso da maneira certa? Entendeu todas as funcionalidades disponíveis? Está satisfeito com os resultados? É preciso ter essas informações para melhorar no que for preciso e prestar o serviço de suporte caso necessário.
Existem diversas formas de melhorar o relacionamento com clientes, utilize soluções que o mercado oferece, busque estratégias, estude e melhore sempre! Tem mais alguma dica para o relacionamento com clientes que aplica no dia a dia da sua empresa? Compartilhe conosco nos comentários:
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