Administrar: uma arte que se aprende – 4 habilidades de um bom administrador

6 de abril de 2016

Administrar um negócio envolve investimento de tempo, dinheiro e em pessoas, o que não é uma tarefa fácil e exige muito preparo daquele que se dispõe a tomar a frente e encarar as dificuldades dessa posição.

Muitos acreditam que as características fundamentais de um bom administrador sejam a capacidade de analisar planilhas, fazer cálculos e cumprir prazos – não que essas também não sejam aptidões necessárias, mas um bom administrador precisa aprimorar certas habilidades que favorecem as relações interpessoais no trabalho. Veja só:

1. Proatividade

A proatividade é uma característica que todo mundo deveria ter, mas em especial os que atuam como administradores. Proatividade significa ter a habilidade de prever algo e agir mesmo antes da necessidade.

Essa proatividade deve estar na hora de administrar os negócios e também no momento de se relacionar com os colaboradores da empresa.

Coloque em prática:Seu funcionário aparenta não estar bem? Não espere que ele o procure para conversar; faça isso assim que tiver uma abertura e busquem juntos a melhor forma de resolver a questão.

2.Liderança

Para você liderar é dar ordens e ver os outros acatarem? Se for isso, agora é hora de mudar de opinião.

Liderar em um negócio vai muito além de delegar tarefas e exigir resultados no menor espaço de tempo, pois esses pontos só são obtidos se aquele que é o líder der o exemplo. Líderes são pessoas entusiasmadas, que contagiam seus colaboradores e vivenciam com eles as experiências do dia a dia.

E é através dessa atitude de empatia que aqueles que trabalham com um verdadeiro líder encontram motivação e se apaixonam pelo negócio. Quando esses sentimentos nascem dentro dos funcionários e são cultivados pelo líder da equipe não há resultados impossíveis de serem alcançados pelo grupo.

Coloque em prática:Experimente fazer uma “troca de posições” entre você e seus funcionários. Crie uma situação-problema e pergunte: “Se você fosse o administrador, o que você faria?”. Anote todas as opiniões sobre o assunto e coloque em prática aquelas que melhor atendem as necessidades do negócio. Quando os colaboradores possuem voz dentro da empresa o desempenho no trabalho é melhor e muito mais eficiente.

3.Comunicação

Você é proativo, tem as características de um bom líder, mas não sabe se comunicar? Esse é um ponto que poderá afetar o desenvolvimento da sua empresa se não for trabalhado com bastante empenho.

Ser capaz de se comunicar junto aos colaboradores é peça-chave para o desempenho da empresa, pois será através das suas coordenadas que o rumo para os negócios será traçado e seguido.

Imagine só o tamanho de prejuízo se uma frase é mal interpretada? Por isso, atenção na maneira de comunicar.

Coloque em prática:Se você tem dúvidas se foi compreendido ou não, pergunte aos funcionários se eles entenderam a mensagem, mas nada de agressividade, OK? A melhor maneira de saber se você foi entendido sem soar grosseiro é pedir uma opinião sobre o assunto em pauta.

Se a resposta for vaga e cercada por pausas, já sabe o que deve fazer!

4.Saber ouvir

Administrar um negócio não é fácil e fica ainda mais difícil quando não somos capazes de ouvir críticas e admitir nossos erros.

Ouvir o que os funcionários têm para dizer, ponderar sobre os comentários e rever decisões já tomadas não é sinal de fraqueza, mas sim de sabedoria por parte do administrador.

Coloque em prática:Trabalhe a capacidade de ouvir e incentive isso também entre os seus funcionários. Separe um momento na semana para que todos dêem um feedback do trabalho realizado até ali e abra espaço para que todos opinem. Anotem os pontos,positivos e negativos, e trabalhem em conjunto para aprimorar os processos e melhorar ainda mais o negócio.

Como o título do nosso texto diz “administrar é uma arte que se aprende” e que vai muito além de fazer cálculos, tabular dados ou dar ordens. Administrar é, em primeiro lugar, saber lidar com pessoas e ser capaz de acessar o que há de melhor nelas.

Invista na sua equipe de trabalho e alcance os resultados que você deseja.

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