A PRIMEIRA PROGRAMADORA DO MUNDO

18 de março de 2022

“A imaginação é a faculdade da descoberta, predominantemente. É ela que penetra nos mundos invisíveis que nos rodeiam, nos mundos da ciência” – Ada Lovelace

 

Augusta Ada Byron King, matemática, escritora, Condessa de Lovelace e mundialmente conhecida como a primeira programadora do mundo. Ada foi responsável pela criação do primeiro algoritmo que foi usado por uma calculadora chamada de Máquina Analítica, algo que revolucionou o mundo dando origem às linguagens de programação usadas hoje em dia, a Máquina Analítica de Charles Babbage era o mais próximo do que seria um computador no começo do século XIX. Ada era extremamente curiosa, tinha o fascínio em entender a fundo como as coisas funcionavam.

 

Ada Byron, filha do ilustre poeta britânico Lord Byron. Ela nasceu em Londres, Reino Unido, no dia 10 de dezembro de 1815. Embora o trabalho de Ada faça parte da história da ciência e da tecnologia, seu pai nunca teve a oportunidade de reconhecer a importância de sua filha. Um mês após o nascimento de Ada, sua mãe terminou o relacionamento com o pai, Lord Byron, que se mudou para a Grécia após o fim do casamento. Quando Lord Byron morreu, Ada tinha oito anos.

 

Aos doze anos de idade, Ada decidiu que queria voar, desejo que lhe traria o apelido de “Senhora Fada” carinhosamente dado por Charles Babbage. Ela então focou-se metodicamente em seu plano, desenvolveu-o com cuidado, imaginação e amor. Em fevereiro de 1828, Ada deu seu primeiro passo e decidiu construir um par de asas, algo que demandou uma pesquisa de diversos materiais, como papéis, seda a prova d’água, arames e penas. Ela também estudou a anatomia dos pássaros para encontrar a proporção exata entre o corpo e as asas dos animais. Ada decidiu escrever um livro chamado “Flyology”, podendo ser traduzido como o “Estudo do voo”, que foi ilustrado com suas ideias. Ela decidiu que precisaria de uma bússola para vencer montanhas, rios e vales. 

 

Ainda jovem, aos 17 anos, Ada conhece Mary Sommerville, a qual passou a ser a mentora de Lovelace. Mary era uma estudiosa de matemática e cientista que entrou para a história ao se tornar a primeira mulher a ingressar na Sociedade Real de Astronomia. Por causa dessa relação, Ada compareceu em um jantar a convite de Mary. Foi aí que conheceu Charles Babbage, o que fez com que ela conhecesse Charles Babbage. Os talentos de Ada na matemática levaram-na a uma relação de trabalho e de amizade com Babbage e, em particular, o trabalho de Babbage sobre a Máquina Analítica. Durante o período em que esteve envolvida com o projeto de Babbage, ela desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina analítica.

 

Entre 1842 e 1843, ela traduziu um artigo do engenheiro militar italiano Luigi Federico Menabrea sobre a máquina e complementou com um conjunto de sua própria autoria, que ela chamou de Anotações. Essas notas continham um algoritmo criado para ser processado por máquinas, o que muitos consideram ser o primeiro programa de computador. Ela também desenvolveu uma visão sobre a capacidade dos computadores de irem além do mero cálculo ou processamento de números, enquanto outros, incluindo o próprio Babbage, focavam apenas nestas capacidades. Sua mentalidade da “ciência poética” a levou a fazer perguntas sobre a máquina analítica e a examinar como os indivíduos e a sociedade se relacionam com a tecnologia como uma ferramenta de colaboração.  

 

Casou-se, aos 20 anos com William Lord King. King foi nomeado Conde de Lovelace em 1838, e Ada tornou-se Lady Lovelace. Ada morreu de câncer de útero, aos 36 anos, em 27 de novembro de 1852.

 

Em 1953, mais de cem anos depois de sua morte, as notas de Lovelace sobre a máquina analítica de Babbage foram republicadas. A máquina foi reconhecida como um primeiro modelo de computador e as notas de Lovelace como a descrição de um computador e um software. Ada deixou um legado, a linguagem de programação Ada foi criada em sua homenagem pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. A documentação da linguagem foi aprovada em 10 de Dezembro de 1980.

 

Em 1981, a Associação de Mulheres na Computação criou o Prêmio Ada Lovelace. Em 1998, A Associação Britânica de Computação criou a Medalha Lovelace e em 2008 iniciou uma competição anual para alunas. A Associação Britânica de Computação é patrocinadora do Lovelace Colloquium, que é uma conferência anual para mulheres estudantes de graduação. A Ada College é uma escola extra-curricular focada em tecnologia localizada em Tottenham Hale, Londres.

 

Em toda segunda terça-feira de outubro, desde 2009, é comemorado o Dia da Ada Lovelace, que tem como objetivo “dar destaque à mulheres na ciência, tecnologia, engenharia e matemática” além de “criar novos modelos para meninas e mulheres”. A Ada Initiative é uma organização sem fins lucrativos dedicada a aumentar o envolvimento das mulheres no Movimento pela cultura livre e em movimentos open source. Em 2009, na ocasião da celebração do primeiro Ada Lovelace Day, a artista plástica Sydney Padua criou a história em quadrinhos “The Thrilling Adventures of Lovelace and Babbage”, que ao mesmo tempo que contava a história de Charles Babbage e da condessa Ada Lovelace, também apresenta uma leitura descontraída dos dois. Em 2015 o quadrinho virou um livro, de mesmo nome.

 

A Ada Developers Academy em Seattle é uma academia sem fins lucrativos com o objetivo de aumentar a diversidade na tecnologia, treinando mulheres cis, trans e não-binários para se tornarem engenheiras de software.

 

Em 27 de julho de 2018, o senador americano Ron Wyden submeteu a designação de 9 de outubro de 2018 como Dia Nacional Ada Lovelace: “Honrar a vida e as contribuições de Ada Lovelace como uma das principais mulheres em ciências e matemática“.

Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
online free course
download lenevo firmware
Download Nulled WordPress Themes
udemy course download free

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Artigos Relacionados