Nicho de Mercado – conquiste o seu e cresça como nunca
Você quer abocanhar uma grande fatia do mercado e se tornar referência no seu segmento? Dica: pense grande, faça pequeno e niche -> Descubra hoje como encontrar o seu nicho de mercado e conquistar os lucros que você sempre sonhou (e não é brincadeira).
Veja só:
Imagine uma pessoa que nunca pegou em um arco e flecha e, de repente, precisa acertar aquela bolinha vermelha do alvo, caso contrário perde tudo o que tem. Por uma questão de tempo, ela atirará o máximo de flechas possíveis, tentando alcançar seu objetivo a qualquer custo.
Nisso, muitas flechas irão se perder, afinal de contas ela está atirando para todos os lados, torcendo para que ao menos uma encontre o alvo. Se conseguir, maravilha; se não, o que fazer, não é mesmo?
Atirar para todos os lados nunca é uma opção para quem deseja alcançar seu alvo nos negócios.
Quando você utiliza todas as forças do seu negócio de forma indiscriminada, tentando a sorte de uma grande venda, acaba desperdiçando chances reais de negócio simplesmente por não segmentar seu público, por não nichar seu mercado.
Trabalhar com nicho de mercado foi uma das grandes sacadas de corporações como a Amazon, que começaram pequenas, conquistaram um público fiel, cresceram e hoje são capazes de atender à diferentes áreas do mercado.
Mas lembre-se: elas começaram por um nicho de mercado.
Como descobrir seu nicho de mercado
Pode parecer complicado escolher um nicho (ou grupo, se preferir) para focar seus esforços de venda, afinal de contas, limitar o número de clientes limita também os negócios e, consequentemente, o lucro. Não quando seu nicho de mercado precisa MESMO de você.
Vamos lá:
A sua empresa atua no segmento de rastreamento, um setor com diferentes necessidades e novas demandas quase que diariamente. Como sabemos, a maioria das soluções de rastreamento são aplicadas à situações como localização e segurança.
Esses tópicos se estendem as mais variadas empresas usuárias de rastreamento, mas existem demandas específicas em cada uma delas que precisam de tanta atenção quanto.
Empresas transportadoras de alimentos perecíveis, por exemplo, necessitam de soluções que sejam voltadas para o monitoramento do compartimento refrigerado, a fim de não terem prejuízos com a perda do produto. Nessas horas a função de localização não faz diferença alguma para esse cliente.
ATENÇÃO: você encontrou um nicho de mercado para atuar.
Você reconheceu o nicho (empresas transportadoras), detectou seu problema (falta de controle sobre compartimentos refrigerados), conhece a solução para ele (solução ‘Sensor de Temperatura’ FullTrack) e sabe como abordar o problema desse cliente.
Se você focar todos os seus esforços de venda nesse grupo, oferecendo um atendimento diferenciado, voltado à atender suas necessidades, sua venda estará praticamente garantida.
O segredo do sucesso de vendas dentro de um nicho de mercado é saber quais demandas não estão sendo atendidas pelas grandes corporações e supri-las de forma rápida e objetiva.
Para uma empresa de pequeno ou médio porte, é quase impossível atender as necessidades de todo tipo de cliente porém, quando o foco se direciona à um único nicho, então você se torna autoridade no assunto.
Quem é autoridade vende mais, lucra mais e está preparado para investir em novas áreas. É assim que se chega lá.
Recapitulando:
A melhor forma de crescer não é atirando para todos os lados, mas sim detectando o alvo e mirando suas estratégias de venda nele. Só assim você terá meios para construir uma base sólida e crescer efetivamente.
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