Como lidar com cliente complicado: o irritado, o desconfiado e o indeciso

22 de setembro de 2016

Cliente complicado: quem nunca cruzou com um pelo caminho? Como lidar com clientes complicados é sempre um desafio, pois qualquer deslize pode trazer problemas para a sua empresa.

Veja no texto como lidar com clientes do tipo mal humorado, desconfiado e indeciso, e saiba como treinar sua equipe para atendê-los.

Se a sua empresa não possuísse cliente nenhum, com certeza ela já não existiria mais. Isso por que são eles – os clientes – que movimentam o negócio e fazem com que nós, empresários, busquemos o desenvolvimento constante.

Podemos definir clientes complicados como aqueles que causam um friozinho na barriga de toda equipe, e que por melhor profissional que você seja, tornará o seu trabalho mais desafiador.

Mas como lidar com esses clientes sem perder a calma, o profissionalismo e, principalmente, o cliente? Nós preparamos um pequeno guia de como lidar com clientes complicados.

Como lidar com um cliente complicado

Cliente complicado n° 1: o irritado

cliente complicado

Antes de mais nada é preciso deixar claro que, se o cliente está irritado, alguma coisa aconteceu para isso. Portanto, se você quer evitar clientes irritados, preze pelo bom atendimento.

Agora, se nem o bom atendimento foi suficiente para frear a irritação do cliente, veja como identificá-lo.

O cliente irritado:

– Discute por problemas fáceis de serem resolvidos;

– Costuma levantar a voz e ser agressivo com o atendente;

– Interrompe a fala alheia com frequência;

– É impaciente.

• O atendente bem treinado:

– Não se permite cair na irritação alheia, revidando provocações;

– Primeiro escuta tudo, depois fala;

– Possui conhecimento profundo sobre os serviços e soluções oferecidos pela empresa, pra solucionar o mais rápido possível as pendências com o cliente;

– Posiciona-se com empatia e solicito para achar um caminho que seja bom para os dois lados;

– Não abandona o cliente delegando a resolução a outro departamento ou profissional. Ainda que não possa resolver a  situação, oferece acompanhamento e dá atenção ao cliente do começo ao fim do problema.

Cliente complicado n°2: o desconfiado

cliente complicado

Sabe aquele cliente que entra na sua empresa, pergunta sobre tudo, mas sempre coloca um porém na sua fala? Esse é o cliente desconfiado. Mas não o julgue mal, ele só precisa de um empurrãozinho.

• O cliente desconfiado:

– Não tem segurança na fala alheia;

– É do tipo que gosta de provas;

– Tem medo de levar gato por lebre.

• O atendente bem treinado:

– Sabe falar de modo claro, persuasivo e seguro;

– Apresenta detalhes que inspiram confiança, como cases de sucesso da empresa;

– Além do produto, vende segurança através dos diferenciais da empresa;

– Apresenta outros cases similares que darão segurança ao cliente por optar por seu serviço;

– Não é o dono da razão, escuta e é empático com a posição do cliente.

Cliente complicado n°3: o indeciso

cliente complicado

Não está lá, nem cá. Já viu com uma, com outra, mas ainda não decidiu qual empresa irá prestar o serviço de segurança. Como você ganha um cliente indeciso? Olhe só.

• O cliente indeciso:

– Dá muita importância para a opinião de terceiros;

– É volúvel e muda de decisão rapidamente;

– Não consegue tomar decisões, por isso procrastina a adesão do serviço.

• O atendente bem treinado:

– Incentiva o cliente a optar pela empresa através do feedback de outros clientes (cases de sucesso e a importância de um bom atendimento);

– Pergunta quais são as reais necessidades do cliente e de atém a mostrar apenas o que ele realmente precisa;

– Busca a raiz da insegurança do cliente em optar por seu serviço ao perguntar “o que te preocupa?” e “Porque adiar esta compra?”;

– É claro e conciso na fala, apresentando os diferenciais que são necessários para o problema do cliente.

BARRA PARA BLOG[Dúvidas sobre como fidelizar o cliente desconfiado e indeciso? Clique aqui. ]

BARRA PARA BLOGCom as dicas do nosso guia de Como lidar com um Cliente Complicado, você e sua equipe vão se sair muito bem na hora de atender o cliente.

Além disso, é preciso estar preparado e conhecer a fundo as soluções comercializadas pela empresa. A Fulltime oferece aos seus clientes o FullTrainig, um treinamento semanal sobre as soluções Fulltime, explicando em detalhes como cada uma delas funciona, aumentando o repertório dos funcionários da sua empresa.

BARRA PARA BLOG

[otw_shortcode_button href=”http://fulltime.com.br/fulltraining” size=”medium” icon_position=”left” shape=”radius” icon_url=”http://devfulltimebrasil.ops.fulltime.com.br/wp-content/uploads/2016/07/60×30-chip-fulltime2.png” color_class=”otw-red”]CONFIRA O CALENDÁRIO FULLTRAINING[/otw_shortcode_button]

BARRA PARA BLOG

Download WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
free online course
download samsung firmware
Download Premium WordPress Themes Free
udemy course download free

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Artigos Relacionados