armazenamento-para-videomonitoramento-1

Qual o melhor armazenamento para empresas de videomonitoramento?

6 de janeiro de 2022

Escolher o melhor armazenamento para empresas de videomonitoramento é fundamental para oferecer um serviço de excelência para o cliente, aumentando a segurança das imagens e expandindo as possibilidades de monitoramento.

O avanço da tecnologia no segmento de segurança eletrônica possibilitou a adoção de equipamentos cada vez mais precisos e completos, como as câmeras de segurança. 

Além de serem equipamentos aprimorados para garantir a fiscalização adequada do estabelecimento ou residência, seus métodos também permitem o uso das filmagens posteriormente.

No entanto, caso as gravações não recebam o tratamento ideal, podem ficar comprometidas, colocando em risco a confiabilidade e qualidade das imagens. Por isso, é importante escolher o melhor armazenamento para empresas de videomonitoramento, e entender por que se dedicar a essa decisão.

 

Quais os principais tipos de armazenamento para videomonitoramento?

Com a implementação de sistemas de segurança guiados por câmeras de vídeo, o armazenamento para empresas de videomonitoramento se tornou um dos serviços mais procurados.

Isso porque as gravações feitas pelos equipamentos devem ser enviadas para um local seguro, de acesso facilitado por parte da central de segurança e também pelo cliente, caso exista a necessidade de verificar determinada filmagem.

Em um primeiro momento, as empresas investiram em somente uma modalidade de armazenamento, disponível na época. Contudo, inovações tecnológicas já permitem outros tipos de armazenamento para empresas de videomonitoramento.

Confira detalhes sobre os principais do mercado:

Armazenamento físico

O armazenamento físico é uma das alternativas mais tradicionais de arquivamento de imagens de segurança. Como o nome indica, trata-se de um local físico, geralmente localizado na própria empresa de segurança.

Essa modalidade permite a conservação das imagens por meio de servidores internos, instalados nas mediações da empresa. Um grande conjunto de servidores de armazenamento costumam ser chamados de data center. 

Nesse caso, o videomonitoramento é conectado com os equipamentos internos da empresa, que resgatam as imagens e direcionam para os servidores internos. Além disso, existe a possibilidade de recolher as filmagens e realizar o armazenamento manual, por meio da inserção de discos rígidos, cartões SD e HDs.

Armazenamento em nuvem

Enquanto isso, a evolução do armazenamento para empresas de videomonitoramento se concentra na nuvem, uma alternativa que acompanha os avanços tecnológicos na área de segurança.

A Nuvem, como é popularmente chamada pelos usuários, refere-se a um espaço virtual de armazenamento, conectado a um servidor externo na rede. Ou seja, opera por meio da internet.

Nesse caso, os equipamentos de segurança possuem conexão direta com esses servidores online, enviando as filmagens em tempo real para serem guardadas no espaço digital. Embora não exista a interferência da central de segurança no procedimento, o acesso é liberado para os responsáveis e para os clientes.

Além disso, o armazenamento para empresas de videomonitoramento em Nuvem não costuma estar localizado nas dependências físicas da central, localizados unicamente na Web.

Armazenamento híbrido

Por fim, o armazenamento híbrido, como o nome indica, mescla as duas modalidades de arquivo de filmagens, utilizando ambas as tecnologias. Enquanto as gravações são guardadas no espaço físico da central, também são enviadas para o servidor em nuvem.

Essa alternativa costuma ser interessante para grandes empresas de monitoramento, que possuem seu próprio data center e plataformas integradas de acesso à nuvem. Nesse caso, o investimento vale a pena, dentro das suas necessidades.

Além disso, o armazenamento híbrido não precisa ser, necessariamente, igualmente dividido, podendo ter uma parte majoritária dos arquivos em espaço físico ou digital, e continuar nesta modalidade.

 

Diferenças entre o armazenamento físico x armazenamento em nuvem

armazenamento-para-videomonitoramento-3

Ao avaliar o melhor armazenamento para empresas de videomonitoramento, é comum que gestores procuram saber quais as reais diferenças entre ambas as alternativas.

Em um primeiro momento, destaca-se a acessibilidade e praticidade de ambos. O armazenamento físico não possui dependência com a internet, de modo que pode ser acessado mesmo em conexão. 

No entanto, sua praticidade e segurança também são reduzidas, uma vez que exige instalação física no prédio da empresa. 

Afinal, caso alguém entre no estabelecimento e tente roubar o servidor, seria impossível acessar as imagens salvas no equipamento, além de não contar com um backup automático.

Enquanto isso, o armazenamento em Nuvem possui seus pilares de funcionamento na rede, dependendo da internet para acesso. 

Contudo, trata-se de uma alternativa mais acessível e segura, automática e que pode ser acessada de qualquer localidade, sem precisar estar fisicamente presente na central.

Além disso, o armazenamento em Nuvem possui mais possibilidades de armazenamento, pois a expansão da sua memória pode ser feita infinitamente, e de maneira escalável. Essa ampliação é possível com maior dificuldade no armazenamento físico, pelas restrições de equipamento.

 

Quais os motivos para investir em um bom armazenamento para videomonitoramento?

Embora seja importante conhecer os diferentes tipos de armazenamento para empresas de videomonitoramento, alguns gestores podem questionar a necessidade de investir na tecnologia adequada para cada negócio.

Nesse caso, é pertinente entender alguns dos benefícios que acompanham um armazenamento de qualidade:

Espaço digital

A empresa de segurança eletrônica será capaz de aproveitar as vantagens do espaço digital de maneira mais efetiva e adequada. Essa tecnologia pode fortalecer os serviços do empreendimento, além de modernizar as atividades e reduzir gastos com espaços físicos.

Segurança de informações

Outro quesito de extrema importância na escolha do armazenamento para empresas de videomonitoramento é garantir a segurança das informações de modo correto.

Tratando-se de uma central de monitoramento, é essencial que a manipulação de dados gravados seja igualmente protegida, garantindo que as informações dos clientes e de terceiros sejam devidamente tratadas.

Espaço de armazenamento ilimitado

Além disso, ao optar pelo melhor armazenamento para empresas de videomonitoramento, é possível aproveitar um espaço ilimitado, proporcionado pelas possibilidades do universo digital.

Uma vez que não é necessário se restringir às instalações físicas, não será preciso se preocupar com problemas como falta de espaço ou limite de capacidade no arquivamento dos dados.

Acesso às imagens de qualquer lugar

armazenamento-para-videomonitoramento-2

Enquanto isso, o armazenamento digital também apresenta o benefício de acesso às imagens de qualquer lugar, inclusive por meio de diferentes dispositivos.

Além de trazer mais praticidade para o dia a dia dos colaboradores, essa possibilidade também enriquece o serviço disponível para o cliente, que terá acesso ilimitado às filmagens, quando for necessário.

Integração com outros módulos e plataformas

Por fim, investir em um bom armazenamento para empresas de videomonitoramento também acompanha vantagens como a integração com outros módulos e plataformas, especialmente se forem do mesmo ecossistema.

Assim, o cliente poderá contar com um pacote de serviços completos, enquanto a central se beneficia por possuir um sistema mais moderno e integrado.

 

Afinal, qual o melhor armazenamento para videomonitoramento atualmente?

Embora diferentes modalidades de armazenamento para empresas de videomonitoramento apresentam, cada qual, as suas características, é inegável que a melhor categoria é o arquivamento em Nuvem.

Seu custo-benefício é o mais atrativo, possibilitando a redução de gastos com instalações e manutenções, enquanto proporciona uma expansão ilimitada no espaço.

Além disso, os clientes também podem usufruir de um sistema mais acessível, disponível a qualquer momento e por meio de qualquer dispositivo, com maior segurança e praticidade.

Assim, investir na opção mais vantajosa para armazenar as imagens do seu serviço de videomonitoramento pode potencializar a qualidade do produto oferecido pela sua empresa, além de acompanhar a evolução da tecnologia no segmento.

Download Premium WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
lynda course free download
download redmi firmware
Download WordPress Themes Free
lynda course free download

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Artigos Relacionados