3 características fundamentais dos grandes gestores

29 de setembro de 2016

Quais são as características que transformam um chefe em um grande gestor? Conheça hoje as 3 características fundamentais dos grandes gestores e saiba como aplicá-las na sua rotina e melhorar o relacionamento com a sua equipe.

Construindo um grande gestor

O mundo corporativo e empresarial nomeia de gestor o indivíduo responsável por organizar uma empresa e administrar seus setores. Além da papelada, o gestor lida também com pessoas, parte fundamental para que a empresa se mantenha viva e cresça.

Trabalhar com a parte técnica exige conhecimento, trabalhar com pessoas exige tato, e é com a junção desses dois pontos que se constrói um grande gestor.

Não adianta deter conhecimento sobre um tema e não saber como passa-lo adiante, não adianta ser maleável com as pessoas e não conhecer maneiras simples de resolver contratempos do dia a dia.

Para que você possa compreender melhor o que faz um chefe se transformar em um grande gestor, separamos as 3 características fundamentais (existem outras, mas sem essa base, nenhuma delas se concretiza).

Características fundamentais dos grandes gestores: Assumir erros

 grandes gestores

Não duvide: a máxima “errar é humano” também vale para o mercado. Não importa em qual posição você esteja dentro da empresa, admitir o erro e procurar formas de consertá-lo é o que todos devem fazer, principalmente o gestor.

Por estarem em uma posição privilegiada, muitas pessoas despreparadas para serem gestores acabam jogando o peso do erro para terceiros, alegando inúmeros fatores para não se responsabilizarem pela situação.

Não encarar o problema como uma questão de equipe e ficar jogando a batata quente para frente não é bom.

Quando aquele que está na liderança não reconhece o erro é visto como uma pessoa pouco confiável pelos colaboradores, que se sentem diretamente atingidos. Isso causa uma ruptura no relacionamento e afeta o andamento da empresa.

Característica em prática:

Antes de ser gestor, o indivíduo é humano e humanos erram. E mais humano ainda é assumir o erro. Não tenha receio de ser visto como “incompetente” por errar, mas sim de ser lembrado como alguém que só tomava a frente para ser elogiado e nunca criticado.

 

Características fundamentais dos grandes gestores: Empatia

grandes gestores

Suponhamos que você esteja passando por um momento difícil na sua vida pessoal e, mesmo afastado do trabalho, e-mails de trabalho não param de chegar e em horários nada convencionais.

Você não gostaria disso, correto? Pois bem, os colaboradores da sua empresa também não – e isso é empatia. A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro e sentir o que ele sente.

Quando um gestor não tem empatia por seus colaboradores, situações complicadas costumam ocorrer dentro das empresas, como essa que citamos e muitas outras.

A falta de empatia resulta em baixa produtividade, falta de comprometimento alto índice de demissões, o que não é favorável para nenhuma empresa.

 A empatia é uma das características fundamentais dos grandes gestores, pois é nela que a base dos relacionamentos de trabalho é construída.

Característica em prática:

Para se praticar empatia é necessário ouvir aqueles que estão ao redor. Como saber quais são seus problemas e aflições se não parar para escutar o que se tem a dizer?

Procure estar atento ao comportamento de cada colaborador e, caso note algo diferente, chame-o para uma conversa franca e disponha dos recursos possíveis para ajuda-lo. Atitudes assim são diferenciais elogiados pela equipe de trabalho.

 

Características fundamentais dos grandes gestores: Comprometimento

 grandes gestores

Para muitas pessoas, trabalhar da hora que acorda até o momento de dormir é tido como comprometimento. Pelo contrário, o comprometimento não é medido pelo tempo, mas sim pelas atitudes dentro da empresa.

Estar atento a projetos, participar de sua execução, trabalhar para melhorar a rotina de atividades dos colaboradores, orientar e repreender quando necessário – isso torna um gestor realmente comprometido com seu trabalho.

O comprometimento do gestor se reflete nos colaboradores, e isso faz diferença para o crescimento da empresa.

Característica em prática:

Uma forma de mostrar o comprometimento com a empresa e seu crescimento é investir no conhecimento de seus colaboradores. Como gestor, você deve identificar os pontos que precisam ser aprimorados e encontrar maneiras de melhorá-los.

Nós da Fulltime queremos que o comprometimento seu e da sua equipe cresça a cada dia, por isso oferecemos aos nossos clientes o FullTrainig, um treinamento semanal exclusivo que apresenta nossas soluções em detalhes, melhorando o conhecimento acerca dos produtos e aumentando sua capacidade de venda.

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Em resumo:

Para estar entre os grandes gestores é preciso colocar em prática características fundamentais: assumir erros, ter empatia e ser comprometido. A partir do exercício dessas 3 características, novas portas irão se abrir para a sua empresa e com certeza o sucesso vai bater à sua porta.

 

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