Como o marketing digital poderá ajudar o seu negócio?
De forma bem simplificada, um dos principais objetivos do marketing é conectar empresas com o público consumidor correto. Essa conexão é feita por meio de estratégias e técnicas de comunicação que buscam posicionar a marca no mercado, atraindo oportunidades de negócio e criando um relacionamento duradouro com o cliente.
No caso do marketing digital, o processo funciona da mesma forma, a diferença é que as empresas reunirão esforços para conectar-se com os seus consumidores por meio de ferramentas digitais, que podem ser sites, blogs, páginas no Facebook, perfis corporativos no Linkedin e etc.
As vantagens do marketing digital
A grande vantagem do marketing digital é que grande parte das suas ações possuem custos mais acessíveis e que geram retornos eficientes a médio e longo prazo. Com um investimento bem menor, comparado ao que seria cobrado para ativar uma ação em mídias tradicionais, é possível alcançar um grande público totalmente SEGMENTADO, sem deixar dúvidas se a sua empresa está sendo vista pelo público certo. Dessa forma, será ampliada a probabilidade de entrar em contato com um consumidor que tem real interesse em comprar o seu produto.
Além disso, o marketing digital é muito mais fácil de ser mensurado pois possui métricas claras que podem ser acompanhadas constantemente.
Outro ponto importante é que as dores do público-alvo/persona são facilmente detectadas, pois a internet é um meio riquíssimo de informações compartilhadas por diferentes consumidores, sendo o lugar ideal para detectar desejos, dúvidas e opiniões em redes sociais, fóruns e sites. Dessa forma, é possível escrever conteúdo baseado no que o seu público-alvo gostaria de ler, saber e compartilhar com os amigos.
Dia após dia, as empresas descobrem o enorme potencial das mídias digitais e adaptam-se para que a sua relação comercial com o cliente fique mais próximo, ágil e horizontal, obtendo feedbacks constantes de seu público durante as campanhas que estão rodando na internet.
Quanto custa anunciar nas mídias digitais?
De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Moz.com, para fazer com que a sua marca alcance 1.000 pessoas através de um anúncio de jornal, é preciso desembolsar, mais ou menos, 32 dólares. Já nas mídias digitais, o custo para apresentar a sua empresa a um grupo segmentado com 1.000 potenciais clientes gira em torno de R$ 2,75 através de Google Adwords e R$ 0,25 centavos através de Facebook Ads. Outra grande vantagem dos anúncios online é que eles são pré-pagos, ou seja, você escolhe e paga pela quantidade de cliques que deseja obter e o anúncio deixa de ser exibido quando você atinge o objetivo estabelecido anteriormente.
Como começar a colocar em prática
O processo para começar a trabalhar o marketing digital da sua empresa deve obedecer a seguinte ordem:
- Pesquisa e análise
Estudo de mercado, análise do público-alvo e monitoramento das ações da concorrência são informações que fundamentarão o seu planejamento e estratégias;
- Planejamento
O planejamento consiste em transferir para o papel os seguintes tópicos:
– Análise SWOT da sua empresa (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças);
– Avaliações de como o produto/serviço poderá atingir as expectativas dos clientes;
– Seleção dos principais canais de contato onde a empresa poderá estabelecer contato com o público-alvo e formulação do posicionamento que a empresa irá adotar nas plataformas selecionadas;
– Criação de objetivos e metas que a empresa deseja alcançar em um período específico de tempo.
- Desenvolvimento
Criação de conteúdo específico sobre o tema do seu negócio. Neste momento, é essencial criar uma comunicação que permita o público reconhecer as soluções de problemas que a sua empresa está oferecendo. Construa autoridade sobre o assunto.
- Ativação
Com o conteúdo desenvolvido em mãos, é hora de começar as publicações. É muito importante que a empresa organize um cronograma para publicar o conteúdo no blog e redes sociais com uma periodicidade consistente.
- Mensuração
O ideal é que as mensurações sejam feitas mensalmente. A partir destas métricas é possível analisar o desempenho das suas ações. O Facebook e o Google fornecem informações valiosas sobre o comportamento do seu público durante a execução da sua estratégia. Pontue os acertos e liste as ações que não renderam bons resultados para adaptá-las e dar continuidade na estratégia no próximo mês.
Como vocês puderam perceber, as maiores forças do marketing digital estão no planejamento e na organização.
A sua empresa já tem investido em marketing digital? Deixe nos comentários as suas principais dúvidas na hora de divulgar o seu negócio no meio online.
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