Networking – como utilizar sua rede de contatos para vender mais e melhor
Como anda o seu networking? Especialistas afirmam que manter sua rede de contatos aquecida é uma das melhores formas de driblar os problemas em tempos difíceis, garantindo a saúde dos negócios. Mas como fazer um bom networking? Como usá-lo para vender mais? Veja agora como utilizar o networking à favor da sua empresa.
NETWORKING
Estabelecer contatos e criar conexões – esse é o significado geral da palavra networking. O termo adotado pelo mundo corporativo refere-se ao relacionamento que profissionais e empresas constroem uns com os outros, no intuito de estreitar relações de emprego ou negócios.
Contudo, para que o networking exista, é necessário que ambas as partes estejam dispostas a cultivar um relacionamento construtivo, que traga bons frutos ao longo do tempo. E construir relacionamentos demanda tempo.
Coachs e especialistas em negócios ressaltam que para alcançar o sucesso, seja no âmbito empresarial ou com clientes, é necessário cuidar de cada relacionamento construído, caso contrário nenhum deles trará benefícios quando solicitados.
Cuidar do seu networking com clientes e empresas parceiras é mais que uma ferramenta de business, mas uma vantagem nos relacionamentos; base para todo o tipo de negócio.
Agora pare e pense: você já deixou de fechar um bom negócio ou perdeu uma parceria importante por conta de um networking fraco? Depois de hoje isso nunca mais vai acontecer.
Veja como usar o networking em benefício da sua empresa, de uma forma que você nunca imaginou:
1. Atente-se a sua lista de contatos:
Sejam parceiros ou clientes, é necessário estar sempre em contato com aqueles que já entraram em contato com você. Sabe aquela pessoa que não comprou de você há algum tempo? Envie um e-mail convidando-o para um café, apresente as novidades e fale das atuais promoções.
Mantenha-o interessado naquilo que a sua empresa pode oferecer, mas sem soar bajulador ou desesperado.
2. Frequente eventos
Você costuma frequentar feiras do seu setor, ir aos congressos, simpósios ou palestras que tenham a ver com o seu negócio? Pois passe a frequentá-los. Participar de eventos desse porte são ótimas oportunidades de incrementar sua rede de networking e aumentar suas vendas.
Por exemplo: você participa de um congresso sobre vendas; conhece empresários de diversos setores e que precisam de serviços de monitoramento e rastreamento; Pronto! Conexão feita, venda garantida.
3. Cuide do seu Linkedin
Quando a palavra networking vem à cabeça, muita gente logo pensa no Linkedin. Por ser uma rede social voltada aos contatos de trabalho, o Linkedin é muito popular na hora de trabalhar esse tipo de relacionamento. Por isso, mantenha o perfil de sua empresa atualizado.
Quer saber mais sobre como utilizar o Linkedin para melhoras as vendas da sua empresa? Clique aqui:
4. Pense fora da caixa
Você sabe tudo sobre o seu mercado e só? Saiba que para manter uma boa rede de networking é necessário ir além, conhecer outros assuntos e saber abordá-los dentro de uma conversa.
Por exemplo: você conheceu em uma das palestras que foi um empresário do setor de calçados. Ele, por sua vez, possui uma frota de caminhões que realizam o transporte dos produtos.
Para encantá-lo e mostrar que você se interessa pelo negócio, procure saber um pouco sobre o mercado de calçados, a história da empresa, e ofereça à ele a melhor solução.
5. Não saia sem cartão
10 em cada 10 especialistas recomendam: ter sempre um cartão de visitas à mão faz toda a diferença. O cartão de visitas é uma prática antiga no mundo dos negócios, mas que resiste as mudanças tecnológicas e são extremamente necessários para iniciar um bom networking com alguém.
Eles são a porta de entrada para que o outro saiba como te encontrar, por isso nunca saia de casa sem alguns cartões na carteira.
Tudo isso que falamos dá para ser resumido em apenas uma frase: cultive seus relacionamento profissionais. São eles que vão fazer você crescer e vender mais. Ninguém quer fazer negócios com empresas fechadas, que não se relacionam com o mercado e com os clientes.
Coloque agora mesmo em prática nossa dicas e sinta a diferença na sua empresa.
Deixe um comentário
Seja o primeiro a comentar!